Os ataques terroristas são uma das ameaças permanentes do século XXI e podem ser executados de várias maneiras, sendo a prevenção de eventos desta natureza uma tarefa complicada.
Existem, contudo, alguns procedimentos que poderão ajudar a alertar as entidades competentes e minimizar a sua ocorrência.
Assim, e porque nos foi solicitado por um organismo oficial responsável pela vigilância de actividades suspeitas no nosso país colaborar na prevenção da utilização de apartamentos AL para fins ilícitos (seja a preparação de eventos ou o acolhimento de pessoas suspeitas), o grupo Alojamento Local Esclarecimentos irá colaborar nesta campanha pela segurança de todos de 2 formas:
Sensibilização dos titulares e gestores de AL:
• Esteja atento ao que se passa nos apartamentos.
• Se detetar algo estranho nas mensagens que antecedem a reserva deve comunicar às autoridades.
• Durante o check-in:
◦Esteja especialmente atento a comportamentos estranhos no check-in. Aparecer uma pessoa para o check-in diferente da pessoa que reservou é um sinal de que algo pode não estar bem;
◦Solicite sempre a documentação oficial de todos os hóspedes estrangeiros (passaporte no caso de cidadãos não europeus; Passaporte OU Identificação Nacional nos casos de cidadãos europeus);
◦Sempre que possível, comunique a entrada de hóspedes ao SEF no próprio dia de chegada;
◦Não aloje pessoas que se recusem a mostrar o seu documento de identificação;
◦Informe as autoridades caso um potencial hóspede se tenha recusado a mostrar a identificação;
◦Não aceite ofertas como pacotes e envelopes de hóspedes que não conheça;
◦Não aceite ficar com bagagem à sua guarda;
◦Não aceite que os hóspedes recebam correspondência na sua morada;
◦Informe as autoridades se chegar a um apartamento depois do término da reserva e notar que o apartamento não foi utilizado para dormir;
◦Informe as autoridades quando encontrar bagagens abandonadas ou hóspedes com comportamentos estranhos.
Reporte directo de situações suspeitas:
Há situações em que, devido à nossa exposição e proximidade com os hóspedes (nomeadamente nos checkins), temos receio de dar imediatamente o alarme, por sermos observados pelos hóspedes e facilmente vítimas de violência caso as nossas suspeitas se confirmem.
O que aconselhamos é que o reporte de qualquer suspeita seja feito com a maior discrição, nunca colocando em risco a vossa integridade física.
De acordo ainda com a informação que foi partilhada connosco, partilhamos um exemplo de uma situação que deve levantar as nossas suspeitas:
• Hóspede faz reserva (e paga estada) para 3 pessoas, no checkin aparece apenas 1 pessoa, e explica que apenas dá os seus dados de identificação, visto que ainda não tem a certeza se os seus 2 outros amigos podem vir. E que, caso venham, mais tarde então envia a sua documentação.
* Numa situação destas um anfitrião pode ser levado a pensar que está perante um hóspede honesto, que paga logo + 2 pessoas mesmo sem ter a certeza se podem vir. Na verdade, isto pode indiciar a intenção de alojar hóspedes de forma clandestina.
Foi efectivamente exactamente isto que aconteceu aquando da, relativamente recente, fuga da prisão de 2 reclusos, que desta forma ficaram alojados num AL sem que o anfitrião tivesse dado conta, fugindo depois do país.
Contamos convosco para apoiar esta iniciativa em defesa dos interesses do AL que, em última análise são também coincidentes com os nossos próprios interesses e os interesses do nosso país.